Experiências: "Bolinhas de Naftalina Saltitantes" e "Mudança de Cor".
A aula prática tem como objetivo, identificar diferentes tipos de reações químicas. As bolsistas ID (Iniciação à Docência) Aurelia Dias e Daniela Anchiêta realizaram juntamente com os alunos do 1° ano “A”, manhã, aula experimental através da realização das seguintes experiências que teve como conteúdo abordado “Reações Químicas”.
Experimento 1: Bolinhas de Naftalina Saltitantes.
MATERIAIS E REAGENTES:
• Bolas de naftalina;
• Água;
• Bicarbonato de sódio.
• Vinagre.
• Béqueres;
• Espátula;
• Conta gotas;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1- Colocar cerca de 10 a 20 ml de vinagre dentro da proveta (ou frasco);
2- Encher o recipiente com água, até cerca de 3 dedos do seu rebordo;
3- Adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Dissolver.
4- Introduzir bolas de naftalina dentro do recipiente.
• Bolas de naftalina;
• Água;
• Bicarbonato de sódio.
• Vinagre.
• Béqueres;
• Espátula;
• Conta gotas;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1- Colocar cerca de 10 a 20 ml de vinagre dentro da proveta (ou frasco);
2- Encher o recipiente com água, até cerca de 3 dedos do seu rebordo;
3- Adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Dissolver.
4- Introduzir bolas de naftalina dentro do recipiente.
Experimento 2: Mudança de cor.
MATERIAIS E REAGENTES:
• Solução de hidróxido de sódio (NaOH);
• Ácido Cloridrico(HCl);
• Fenolftaleína.
• Béqueres;
• Espátula;
• Conta gotas;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1- Adicione 1 mL(20 gotas )de solução de hidróxido de sódio (NaOH) e algumas gotas de fenolftaleína. Observe o que aconteceu;
2- Goteje ácido clorídrico até mudar de cor .
• Solução de hidróxido de sódio (NaOH);
• Ácido Cloridrico(HCl);
• Fenolftaleína.
• Béqueres;
• Espátula;
• Conta gotas;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1- Adicione 1 mL(20 gotas )de solução de hidróxido de sódio (NaOH) e algumas gotas de fenolftaleína. Observe o que aconteceu;
2- Goteje ácido clorídrico até mudar de cor .


Experiências: "A violeta que desaparece" e "O enchimento automático de balões".
A aula prática tem como objetivo, identificar diferentes tipos de reações químicas e os fatores que as caracterizam. Foram realizas as experiências " A violeta que desaparece" e "O enchimento automático de balões" com a turma do 1º ano "C" da E.E.F.M. Lions Club pelos bolsistas Edinardo e Luiza.
Experimento 1: A violeta que desaparece.
MATERIAIS E REAGENTES:
• Três copos;
• 40 ml de água;
• 20 ml de vinagre incolor;
• 20 ml de Água oxigenada de 10 volumes;
• Uma pílula de permanganato de Potássio;
• 40 ml de água;
• 20 ml de vinagre incolor;
• 20 ml de Água oxigenada de 10 volumes;
• Uma pílula de permanganato de Potássio;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Dissolva a pílula em um copo com 40 ml de água, misture 20 ml de vinagre incolor depois despeje as 20 ml de água oxigenada. Mexa com uma colher até a cor violeta desaparecer.
EXPLICAÇÃO:
Na hora que colocamos o permanganato de potássio (KMno4) na água ele se dissocia e forma os íons potássio (K+) e permanganato (MnO4-). Na hora que o íon de permanganato que é violeta se mistura com a água oxigenada e com o vinagre ele perde o seu oxigênio e vira um íon manganês (Mn2+) e esse íon é completamente transparente.
Agora se você colocar só a água oxigenada e não o vinagre, a cor mudará e ficará marrom. Isso acontece porque a água oxigenada com o permanganato de potássio formou o dióxido de manganês (MnO2); como o dióxido de manganês é marrom e não é solúvel na água se você deixar descansar essa solução, ela irá decantar.
Experimento 2: O enchimento automático de balões.
MATERIAIS E REAGENTES:
* Vinagre;
* Bicarbonato de sódio;
* Balão; * Funil;
* Garrafa de gargalo estreito ou erlenmeyer;
* Vinagre;
* Bicarbonato de sódio;
* Balão; * Funil;
* Garrafa de gargalo estreito ou erlenmeyer;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1- Deitar vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma;
2- Com o funil, deitar no balão um pouco de bicarbonato de sódio;
3- Enfiar o gargalo do balão no gargalo da garrafa. Levantar o balão de modo a que o bicarbonato de sódio caia para dentro da garrafa;
4- O vinagre começa a fazer bolhas e o balão começa a encher devagarinho.


Experiências: "Mistura quente", "Reação de dissolução do nitrato de potássio", "Reação de dissolução do cloreto de amônio" e "Reações com metais".
Demonstração de reações endotérmicas e exotérmica, por meio da realização de experimentos na aula de termoquímica, com os alunos do 2º ano “A” da professora Supervisora do Programa PIBID na Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Club juntamente com os bolsistas Alisson e Daiany.
Experimento 1: Mistura quente.
MATERIAIS E REAGENTES:
-Permanganato de potássio;
-Glicerina;
-Almofariz e pistilo;
- Placa metálica;
-Algodão;
-Conta-gotas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
-Triturar o permanganato de potássio
-Colocar o permanganato de potássio já triturado no centro de um pedaço de algodão em cima da placa metálica;
-Com auxílio do conta-gotas, coloque 5 gotas, aproximadamente, de glicerina e observe o que acontece.
MATERIAIS E REAGENTES:
-Permanganato de potássio;
-Glicerina;
-Almofariz e pistilo;
- Placa metálica;
-Algodão;
-Conta-gotas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
-Triturar o permanganato de potássio
-Colocar o permanganato de potássio já triturado no centro de um pedaço de algodão em cima da placa metálica;
-Com auxílio do conta-gotas, coloque 5 gotas, aproximadamente, de glicerina e observe o que acontece.
Experimento 2: Reação de dissolução do nitrato de potássio.
MATERIAIS E REAGENTES:
-14g de nitrato de sódio;
-Termômetro;
-Béquer;
-Bastão de vidro;
-Água.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
-Coloque as 14 gramas de nitrato de sódio em um béquer;
-Adicione 25mL de água e dissolva com ajuda do bastão de vidro;
-Coloque o termômetro nessa dissolução e observe o que acontece com a temperatura.
-14g de nitrato de sódio;
-Termômetro;
-Béquer;
-Bastão de vidro;
-Água.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
-Coloque as 14 gramas de nitrato de sódio em um béquer;
-Adicione 25mL de água e dissolva com ajuda do bastão de vidro;
-Coloque o termômetro nessa dissolução e observe o que acontece com a temperatura.
Experimento 3: Reação de dissolução do cloreto de amônio.
MATERIAIS E REAGENTES:
- 8g de Cloreto de amônio;
-Água;
-Béquer;
-Termômetro;
-Bastão de vidro.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
--Coloque as 8 gramas de cloreto de amônio em um béquer;
-Adicione 25mL de água e dissolva com ajuda do bastão de vidro;
-Coloque o termômetro nessa dissolução e observe o que acontece com a temperatura.
- 8g de Cloreto de amônio;
-Água;
-Béquer;
-Termômetro;
-Bastão de vidro.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
--Coloque as 8 gramas de cloreto de amônio em um béquer;
-Adicione 25mL de água e dissolva com ajuda do bastão de vidro;
-Coloque o termômetro nessa dissolução e observe o que acontece com a temperatura.
Experimento 4: Reações com metais.
MATERIAIS E REAGENTES:
-Zinco metálico;
-Ácido sulfúrico concentrado;
-Béquer;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
-Coloque o ácido em um béquer;
-Adicione uma pequena quantidade de zinco metálico;
-Observe se ocorre mudança de temperatura.


Experiências: "Oxidação da glicerina"e "Dissolução da ureia".
Realização de experiências com alunos do 2º ano ‘C’, as bolsistas responsáveis foram Elisa e Luciana. Foram apresentadas práticas laboratoriais do conteúdo de Termoquímica, uma prática exotérmica (Oxidação da glicerina) e uma prática endotérmica (Dissolução da ureia).
Experimento 1:Oxidação da glicerina.
MATERIAIS E REAGENTES:
- 2 comprimidos de permanganato de potássio/ Permanganato em pó
- 1 pote de glicerina
- 1 conta-gotas ou recipiente do gênero
- Algodão
- 1 pote de glicerina
- 1 conta-gotas ou recipiente do gênero
- Algodão
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
- Trituram-se os comprimidos de permanganato com auxílio de uma colher;
- Em seguida coloca-se o pó sobre o algodão, sem espalhar;
- Com o auxílio do conta-gotas, pinga-se um pouco de glicerina sobre o permanganato;
- Afasta-se e observa-se o que acontece.
- Em seguida coloca-se o pó sobre o algodão, sem espalhar;
- Com o auxílio do conta-gotas, pinga-se um pouco de glicerina sobre o permanganato;
- Afasta-se e observa-se o que acontece.
Experimento 2: Dissolução da ureia.
MATERIAIS E REAGENTES:
- Água
- Piceta
- 1 béquer
- Ureia
- 1 bastão de vidro
- 1 termômetro
- Piceta
- 1 béquer
- Ureia
- 1 bastão de vidro
- 1 termômetro
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
- Coloca-se água no béquer;
- Em seguida verifica-se a temperatura da água e acrescenta-se a ureia;
- Dissolve-se a ureia, com auxílio do bastão de vidro;
- Verifica-se novamente a temperatura e observa-se o que ocorre;
- Em seguida verifica-se a temperatura da água e acrescenta-se a ureia;
- Dissolve-se a ureia, com auxílio do bastão de vidro;
- Verifica-se novamente a temperatura e observa-se o que ocorre;
Demonstração
de reações endotérmicas e exotérmica, por meio da realização de
experimentos na aula de termoquímica, com os alunos do 2º ano “B” da
professora Supervisora do Programa PIBID na Escola de Ensino Fundamental
e Médio Lions Club juntamente com os bolsistas Carla e Soraia.
EXPERIMENTO 1: Mistura quente.
MATERIAIS E REAGENTES:
-Glicerina;
-Almofariz e pistilo;
- Placa metálica;
-Algodão;
-Conta-gotas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
-Colocar o permanganato de potássio já triturado no centro de um pedaço de algodão em cima da placa metálica;
-Com auxílio do conta-gotas, coloque 5 gotas, aproximandamente, de glicerina e observe o que acontece.
EXPERIMENTO 2: Reação de dissolução do nitrato de potássio.
MATERIAIS E REAGENTES:
-14g de nitrato de sódio;
-Termômetro;
-Béquer;
-Bastão de vidro;
-Água.
-Coloque as 14 gramas de nitrato de sódio em um béquer
-Adicione 25mL de água e dissolva com ajuda do bastão de vidro;
-Coloque o termômetro nessa dissolução e observe o que acontece com a temperatura.
EXPERIMENTO 3: Reação de dissolução do ácido sulfúrico.
MATERIAIS E REAGENTES:
-Ácido sulfúrico concentrado;
-Béquer;
PROCEDIMENTO EXPERIEMNTAL:
-Adicione uma pequena quantidade de água;
-Observe se ocorre mudança de temperatura.
EXPERIMENTO 4: Reação de dissolução do cloreto de amônio.
-Água;
-Béquer;
-Termômetro;
-Bastão de vidro.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
-Adicione 25mL de água e dissolva com ajuda do bastão de vidro;
-Coloque o termômetro nessa dissolução e observe o que acontece com a temperatura.